Osmose Reversa

Who we are

O que é um sistema de tratamento de água por osmose reversa?

A osmose reversa consiste na passagem de água no sentido inverso ao da osmose. Assim, a água movimenta-se da solução mais concentrada para uma menos concentrada. A osmose reversa acontece mediante aplicação de uma pressão maior do que a pressão osmótica natural. Como a membrana semipermeável permite apenas a passagem de solvente (água pura), ela retém os solutos.

Tipos de Osmose Reversa mais comuns

Osmose reversa para hemodiálise

Por que se deve usar um tratamento de água por Osmose Reversa na hemodiálise? Se não for usado água ultra pura no tratamento de diálise, uma variedade de coisas pode acontecer: O excesso de cálcio ou magnésio pode causar náuseas, vômitos, fraqueza muscular, fortes dores de cabeça, vermelhidão da pele e pressão alta ou baixa. Os metais podem causar uma variedade de sintomas, incluindo danos ao fígado, inflamação do pâncreas, destruição dos glóbulos vermelhos, convulsões, danos cerebrais e até morte. Pesticidas e fertilizantes podem causar dores de cabeça, tonturas, convulsões e danos ao coração e ao fígado. Os produtos químicos adicionados para destruir as bactérias destroem os glóbulos vermelhos se entrarem na corrente sanguínea. Bactérias e endotoxinas podem causar infecções e febre. A superexposição ao flúor pode causar endurecimento anormal dos ossos, bem como náuseas e vômitos, espasmos musculares, pressão arterial baixa e convulsões.

Osmose Reversa para CME

Por que se deve usar um tratamento de água por Osmose Reversa para o CME (Centro de Material e Esterilização) ? A qualidade de água necessária à operação dos equipamentos de limpeza e esterilização é indicada pelos critérios estabelecidos na norma brasileira ABNT NBR ISO 17665-2. No caso da limpeza, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) n.15, estabelece critérios para a qualidade da água de enxágue, que deve atender aos padrões de potabilidade definidos em normatização específica, nesse caso, a Portaria 2914 de 2011 (AAMI, 2014). Os produtos para saúde críticos que foram utilizados em cirurgias de implantes ortopédicos, oftalmológicos, cirurgias cardíacas e neurológicas devem ter seu último enxágue com água purificada. Os critérios de pureza para a água de enxágue final são definidos pela Association for the Advancement of Medical Instrumentation (AAMI), por meio do documento Technical Information Report (TIR) n. 34 de 2014 (AAMI, 2014). A edição anterior de mesmo documento, publicada em 2007, estabelece parâmetros que podem auxiliar na interpretação do monitoramento da qualidade de água (Souza et al., 2015), de acordo com a RDC ANVISA n. 15: dureza da água, ph, íons cloreto, cobre, ferro, manganês e a carga microbiana; além de endotoxinas (Brasil, 2012).

Dessalinizadores por Osmose Reversa

Por que se deve usar um tratamento de água por Osmose Reversa para sistemas de dessalinização marítima? Um terço do mundo é considerado carente de água, o que significa que são vulneráveis ​​à desidratação e até à morte devido à falta de suprimentos de água doce. No entanto, mais de quarenta por cento da população mundial vive perto da costa, o que lhes dá acesso instantâneo à água do mar. As empresas de filtragem de água do mar estão percebendo esse fato e aumentaram os esforços para produzir sistemas de dessalinização marinha de melhor desempenho que trabalham para converter a água do mar em água potável. Os sistemas de dessalinização marinha são métodos de tratamento altamente eficazes para a produção de água potável por meio da utilização de osmose reversa. O processo de osmose reversa funciona utilizando bombas de alta pressão para forçar a água do mar através de uma membrana RO semipermeável que consiste em pequenos poros, que evita que o sal e os minerais passem pelo sistema com a água do produto. O que sai no final é uma água do produto acabado que foi separada de sua alta concentração de sal e agora pode ser consumida. Os sistemas de dessalinização marítima são uma solução de tratamento de água necessária para os navios que passam muito tempo no mar. Sem essas ferramentas, os membros da tripulação desses navios não terão meios reais para produzir água doce para beber, incluindo banho, limpeza, lavagem e outras aplicações necessárias. Se você precisa de sistemas avançados de dessalinização marinha, dê uma olhada em nossa seleção de filtros projetados para uso na filtragem de água do mar. Esses sistemas são construídos com a mais recente tecnologia em tratamento de água e têm obtido resultados extraordinários na conversão de água do mar em água potável com ótima relação custo-benefício, facilidade de uso e baixa manutenção necessária.